top of page
  • Foto do escritorSalmom Lucas Monteiro Costa

CÁRITAS DIOCESANA DE GOVERNADOR VALADARES IRÁ INAUGURAR SEDE DA ATI DO TERRITÓRIO 4

Atualizado: 28 de ago. de 2023

ATI é direito dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. Território 4 compreende os municípios de Governador Valadares e Alpercata

Sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares (Foto: Alcides Miranda)
Sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares (Foto: Alcides Miranda)

Na próxima sexta-feira (30), a partir das 9h, ocorrerá a solenidade de inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente (ATI) do Território 4 da Bacia do Rio Doce, que compreende os municípios de Governador Valadares e Alpercata.


A ATI é um direito conquistado e garantido por meio da Política Estadual de Pessoas Atingidas por Barragens (Lei Estadual nº 23.795/21), voltado às atingidas e dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, que escolheram por votação a Cáritas Diocesana de Governador Valadares (CDGV) para assessorar no processo da reparação integral.

“A Assessoria Técnica Independente é o resultado da luta e mobilização dos atingidos, um marco no âmbito dos conflitos socioambientais provocados pelas empresas de mineração no estado de Minas Gerais. As perdas não foram apenas de bens materiais, mas social e econômico na vida da população atingida. Nesse sentido, a ATI da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, terá o compromisso de atender, ouvir e dar respostas seguras às pessoas atingidas, buscando sempre apoiá-las tecnicamente para garantir a sua autonomia, protagonismo e que nenhum direito seja deixado para trás no processo de reparação”, destacou Wellington Azevedo, coordenador geral da ATI CDGV.

Embora a sede ainda não tenha sido inaugurada, os trabalhos da ATI tiveram início no final fevereiro e, até o presente momento, quase 30 reuniões já foram realizadas com os atingidos em suas respectivas comunidades e no próprio escritório da ATI, para apresentação da equipe, do Plano de Trabalho e diálogos sobre a comissão local. Ao todo, os espaços contaram com a participação de mais de mil pessoas.

A inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares marca uma nova etapa dos trabalhos da ATI e a população atingida irá dispor agora, após 7 anos de aguardo, de um espaço físico exclusivo de atendimento para tirar dúvidas sobre o processo de reparação, de escuta e acolhimento de suas demandas.

SERVIÇO:

Assunto: Inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, Território 4 da Bacia do Rio Doce. Quando: Sexta-feira, dia 30 de junho de 2023. Horário: às 9h. Endereço: Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319, Centro, Governador Valadares.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page