top of page
  • Foto do escritorSalmom Lucas Monteiro Costa

CÁRITAS DE GOVERNADOR VALADARES INAUGURA SEDE DA ASSESSORIA TÉCNICA INDEPENDENTE DO TERRITÓRIO 4

Atualizado: 9 de nov. de 2023

Solenidade contou com a presença dos atingidos e inaugura uma nova etapa da Assessoria Técnica Independente do Território 4

“A casa das atingidas e dos atingidos”, foi a frase que mais se ouviu na manhã da última sexta-feira (30), durante a inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente (ATI) dos municípios de Governador Valadares e Alpercata. A inauguração foi promovida pela Cáritas Diocesana de Governador Valadares (CDGV), responsável pela ATI.


A solenidade contou com a presença das atingidas e dos atingidos de diversas localidades, representados por Joelma Fernandes e Lanla Santos, do bispo da Diocese de Governador Valadares dom Antônio Carlos Félix, da ex-prefeita de Governador Valadares Elisa Costa, dos representantes do deputado federal Leonardo Monteiro e dos vereadores de Governador Valadares Gilsa Santos e Cézar Ribeiro, do padre Assis, da paróquia Cristo Redentor, do padre Paulo Almeida, da paróquia São Sebastião de Capitão Andrade (MG), do padre Marcos Alves da paróquia Sant’Ana e presidente da Cáritas Diocesana de Valadares, além de toda a equipe da ATI presente.

Cerimonial de inauguração da sede
Cerimonial de inauguração da sede (Foto: Alcides Miranda)

O evento teve início com a mística, momento institucional de espiritualidade, sensibilidade e reflexão da Cáritas. Ao som da música Cacimba de Mágoa, os profissionais da ATI apresentaram cartazes com fotos de cada uma das mais de 25 Comissões Locais de Atingidos do Território 4 da Bacia do Rio Doce.


A solenidade seguiu com um breve histórico da caminhada de luta dos atingidos no processo de reparação integral, sobre o direito conquistado de ter uma Assessoria Técnica Independente, a votação que elegeu a Cáritas como entidade escolhida pela população para promover os trabalhos de assessoramento técnico, início da ATI que começou em fevereiro de 2023 e atividades executadas até o presente momento.

Segundo Wellington Azevedo, coordenador geral da ATI, a sede será um espaço a serviço de todos os que se sentirem atingidos do Território 4. “É bom esclarecer que a Cáritas não vai substituir o escritório de advocacia da Inglaterra, esse processo vai continuar. A Cáritas não veio para substituir a Fundação Renova, que é quem indeniza, repara e compensa. A Cáritas não veio para substituir os advogados que têm causa dos atingidos do território. A Cáritas veio como mais uma oportunidade para ouvir aqueles atingidos que não foram alcançados, não podem contratar um advogado, que às vezes tem dificuldade até de sair da sua casa. Então nós temos a possibilidade de ouvi-los por diversas formas e também aqui na sede. A Cáritas é uma instituição meio, que vai escutar ativamente, organizar e encaminhar para as instituições de justiça as demandas dos atingidos. É um espaço de serviço da comunidade”, explicou.

Uma das atingidas presentes foi Joelma Fernandes, da Comissão Local de Ilha Brava e da coordenação da Comissão de Atingidos do Território 4, que destacou a importância do início dos trabalhos da ATI e da solenidade de inauguração. “É um momento de grande relevância para nós atingidos, uma conquista que a gente vem lutando desde 2016 e, toda força que vier, só vai reforçar ainda mais nossas conquistas. E a gente precisa de fortalecimento nessa luta, pois já são quase oito anos e o processo é exaustivo. Então é bom a chegada de atores novos, com fôlego, para nos dar suporte para que possamos alcançar nossos direitos”, destacou.

Outra atingida presente foi Lanla Maria, da Comissão Local de Nossa Senhora das Graças e da coordenação da Comissão de Atingidos do Território 4. “Esse momento foi muito especial para nós atingidos, porque é uma conquista que tivemos. A ATI veio para auxiliar, para andar lado a lado, para dar suporte. Então é de fundamental importância. Vamos aperfeiçoar agora a luta pelos nossos direitos, tendo a assessoria de profissionais qualificados que vão nos dar suporte. E essa inauguração representa um marco muito importante, porque é um espaço onde agora a gente pode dizer que é nosso, né? Que os atingidos têm uma casa onde serão acolhidos e para direcionar suas demandas. Então, assim, não é o fim da luta, é o começo de uma nova etapa, uma nova etapa em que a gente agora tem uma estrutura maior, uma estrutura melhor. Uma grande conquista”, ressaltou.

Atingidas participam de inauguração da sede da ATI
Atingidas participam de inauguração da sede da ATI (Foto: Alcides Miranda)

Dom Antônio Carlos Félix, que realizou a benção do espaço, destacou a importância do momento. “É um momento muito importante, com um escritório muito bem equipado e com espaço amplo, bem localizado e onde os atingidos poderão vir até aqui para colocarem as suas demandas e obterem as devidas orientações com assessoria especializada de pessoas capacitadas, para conseguirem, de fato, seus direitos”.

Bispo Dom Antônio Carlos Felix na inauguração da ATI da Cáritas
Bispo Dom Antônio Carlos Felix na inauguração da ATI da Cáritas (Foto: Alcides Miranda)

A sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares está localizada na Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319, Centro, Governador Valadares. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Comissões de Atingidos do Território 04
Comissões de Atingidos do Território 04 (Foto: Alcides Miranda)
Mural com as Comissões de Atingidos do Território 04
Mural com as Comissões de Atingidos do Território 04 (Foto: Alcides Miranda)

18 visualizações0 comentário
bottom of page