top of page
  • Foto do escritorSalmom Lucas Monteiro Costa

ASSEMBLEIAS DE CONSOLIDAÇÃO DAS COMISSÕES LOCAIS SÃO INICIADAS EM ILHA BRAVA E BAGUARI

Ao todo serão realizadas 60 assembleias em 30 bairros/comunidades e categorias para consolidação das Comissões Locais e aprovação dos Regimentos Internos


A Assessoria Técnica Independente - Cáritas Diocesana de Governador Valadares (ATI CDGV) deu início, no último sábado (30) em Ilha Brava e no distrito de Baguari, o ciclo de Assembleias Extraordinárias para a consolidação das Comissões Locais de Atingidos do Território 4 (Governador Valadares e Alpercata) e aprovação dos regimentos internos das comissões. As assembleias serão realizadas em 30 bairros/comunidades e categorias, com previsão de término para o início de novembro.


Assembleia realizada em Ilha Brava (Foto: Salmom Lucas)


A demanda foi uma solicitação das Instituições de Justiça (IJs) às Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) da bacia do Rio Doce, por meio do Ofício Conjunto 6604/2023 do dia 28 de agosto de 2023, que apresentassem no prazo de 10 dias, indicações de nomes de pessoas atingidas para comporem as vagas em vacância do sistema de governança do processo de reparação.


Em resposta, as ATIs apresentam às IJs uma proposta metodológica para a consolidação das Comissões Locais de forma simultânea, para só depois enviar as indicações dos representantes das pessoas atingidas para compor as instâncias de governança. Para o Território 4, a ATI CDGV propôs um cronograma com seis etapas e que atualmente encontra-se na terceira: “Realização de 30 assembleias com as Comissões Locais de Atingidos para aprovar o Regimento Interno e confirmar/validar as Comissões Locais e seus representantes”.


Para mais  informações sobre a consolidação das comissões e as etapas que serão realizadas pela Assessoria Técnica Independente - Cáritas Diocesana de Governador Valadares no Território 4, CLIQUE AQUI.

Em Ilha Brava e Baguari, as assembleias contaram no total com a presença de 70 pessoas atingidas, que aprovaram o Regimento Interno, legitimaram a existência das Comissões Locais de Atingidos e validaram a indicação de três representantes em cada localidade.


“Para nós de Ilha Brava foi de fundamental importância a consolidação da comissão, que já vinha atuando na busca pelos direitos dos atingidos faz tempo, mas que agora está consolidada, do jeito que as Instituições de Justiça solicitaram e que seja mais um passo para que tenhamos uma reparação justa do crime cometido pela Vale, Samarco e BHP. Na ocasião fui uma das três representantes escolhida pela comunidade para dar voz ao coletivo e apresentar as nossas demandas. Queria destacar também que as assembleias foram bem divulgadas, com antecedência e total transparência, que é o que nós atingidos queremos sempre. Transparência e participação do povo nas tomadas de decisões”, destacou Joelma Fernandes.

Assembleia realizada em Baguari (Foto: Alcides Miranda)

Terezinha Rosa Ferreira , de Baguari, destacou a atuação da comissão. “Começamos com a comissão já tem bastante tempo, em 2017, quando sentimos a necessidade de nos organizar, porque a comunidade estava prejudicada em relação a reparação, às indenizações. Então eu e mais pessoas da comunidade nos reunimos para lutar pelos direitos dos atingidos de Baguari. Então agora, as expectativas com a consolidação da comissão são boas e eu espero que sejam alcançadas, pois até então estávamos sem resposta e agora, em parceria com a Assessoria Técnica da Cáritas, vamos avançar muito juntos”, refletiu.

Próximas reuniões de assembleias:


Comissão Local do São Pedro

Data: 03/10/2023

Horário: 19h

Local: Av. Rio Doce, nº 394 - Bairro São Pedro, Pracinha Beira Rio


Comissão Local da Construção Civil

Data: 04/10/2023

Horário: 18h

Local: Sede da ATI: Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319 - Centro.


Comissão Local dos Comerciantes

Data: 04/10/2023

Horário: 18h

Local: Sede da ATI: Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319 - Centro.


Comissão Local do São Tarcísio

Data: 05/10/2023

Horário: 19h

Local: Rua Cláudio Manoel, nº 225, São Tarcísio


Comissão Local do Turmalina

Data: 05/10/2023

Horário:19h

Local: Rua Ouro Fino, nº 39, Turmalina


Comissão Local do Santos Dumont II

Data: 05/10/2023

Horário: 19h30

Local: Rua 28, nº 90, Santos Dumont II, Igreja N. Sra. da Glória


Comissão Local de Derribadinha

Data: 06/10/2023

Horário: 18h30

Local: Salão da Igreja Assembleia de Deus, Derribadinha, Rua da Igreja, s/n


Comissão Local do Barro Azul

Data: 07/10/2023

Horário:09h

Local: Igreja Deus é Amor, perto da casa do Gercino, entrada para Itaipava (BR-259, KM 137)

Assembleia realizada em Ilha Brava (Foto: Salmom Lucas)

Assembleia realizada em Ilha Brava (Foto: Salmom Lucas)

Assembleia realizada em Baguari (Foto: Alcides Miranda)

Assembleia realizada em Baguari (Foto: Alcides Miranda)

53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page