top of page
  • Foto do escritorSalmom Lucas Monteiro Costa

COMISSÕES LOCAIS DE ATINGIDOS DE GOVERNADOR VALADARES E ALPERCATA SÃO CONSOLIDADAS

Atualizado: 9 de nov. de 2023

Ao todo foram 62 Assembleias Extraordinárias realizadas com a participação de quase mil pessoas atingidas


Quase mil pessoas atingidas , entre os dias 30 de setembro e 23 de outubro, participaram das 62 Assembleias Extraordinárias promovidas pela a Assessoria Técnica Independente - Cáritas Diocesana de Governador Valadares (ATI CDGV), que tiveram como a finalidade a consolidação das Comissões de Atingidos do Território 4 (Governador Valadares e Alpercata), seus representantes e aprovação dos regimentos internos.


Para a realização das assembleias, a ATI CDGV fez todo um trabalho de mobilização social, junto aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, para a articulação dos espaços, dias e horários. Para garantir a ampla participação, publicidade e transparência do processo, foram afixados Editais de Convocação em pontos estratégicos de maior fluxo dos bairros e distritos, além da divulgação contínua nos grupos de WhatsApp e nos canais de comunicação oficiais da assessoria técnica, como redes sociais e site.


Em cada Comissão Local de Atingidos, foram realizadas duas assembleias, com finalidades diferentes. A primeira, teve como pautas, a apresentação da memória do processo de consolidação da comissão, a solicitação das Instituições de Justiça e discussão e aprovação do Regimento Interno da Comissão Local. Já a segunda assembleia, realizada logo em seguida, tratou da confirmação da existência da comissão e validação da indicação de três representantes da Comissão Local.

Assembleias na Comissão Local do Santa Terezinha e São Paulo. (Foto: Salmom Lucas)


“Os atingidos organizados, terão mais força. E amparados, com a Assessoria Técnica Independente, mais força ainda. Recebemos a demanda das Instituições de Justiça, para que apresentássemos, em um prazo curto, indicações de nomes de atingidos para ocuparem a governança do processo de reparação. As indicações partem dos atingidos e, diante desse contexto, entendemos a necessidade de consolidar primeiro as comissões e assim construímos a metodologia das assembleias, executadas em tempo recorde, mas com êxito”, explicou Wellington Azevedo, coordenador geral da ATI CDGV.

Em todas as assembleias os Regimentos Internos das comissões foram aprovados, as comissões legitimadas e seus representantes validados pelos atingidos.


Uma das comissões consolidadas foi do assentamento Barro Azul. A liderança José Aparecido destacou a importância do amadurecimento da população atingida ao longo do processo. “As assembleias foram importantes também para as pessoas irem se sentindo donas do processo e tomar consciência da sua participação. Então essa participação dos atingidos é importante, envolve a comunidade na busca dos seus direitos e vamos avançando na organização. Para nós, não basta apenas uma recompensa financeira como reparação, lutamos pela reconstrução do nosso território como era antes do rompimento da barragem”, afirmou Aparecido.

Terezinha Rosa Ferreira, liderança da Comissão Local de Baguari, falou sobre o início da comissão e as expectativas para o futuro. “Começamos na luta em 2017, por sentirmos necessidade, pois a comunidade estava ficando prejudicada em relação às indenizações e a reparação, então nós nos unimos para correr em busca dos nossos direitos. Com a consolidação agora da comissão, as expectativas são boas e espero que sejam alcançadas, pois até então estávamos sem respostas, mas agora, com a assessoria da Cáritas, vamos avançar muito trabalhando juntos”, refletiu.

Fábio Fraga dos Santos, da Comissão Local da Ilha dos Araújos, destacou durante a assembleia, os avanços da auto organização da comissão. “É uma luta e só esse movimento aqui hoje é um avanço e conquista muito grande. E cada vez mais a gente vai se aproximar e nos unir, para podermos entender qual a melhor maneira de contribuirmos com esse processo de recuperação do Rio Doce, que é muito mais valoroso do que qualquer indenização, porque é o futuro para as próximas gerações”.

Assembleias na Comissão Local de Atingidos Elvamar. (Foto: Alcides Miranda)


Entenda


A demanda das Assembleias Extraordinárias teve como origem uma solicitação das Instituições de Justiça (IJs) às ATIs da bacia do rio Doce, para que apresentassem, no prazo de 10 dias, indicações de nomes de pessoas atingidas para comporem o sistema de governança do processo de reparação, em observância ao Termo de Ajustamento de Conduta relativo à Governança (TAC-GOV).


Em resposta às IJs, as ATIs apresentaram uma proposta para a consolidação das Comissões Locais de Atingidos de forma simultânea, a ser executada até o dia 05 de novembro de 2023.


Para o Território 4, a ATI CDGV propôs um cronograma com seis etapas. A terceira etapa consistiu na realização das 62 Assembleias Extraordinárias.


A etapa seguinte compreendeu a realização da Assembleia Territorial, ocorrida no dia 24 de outubro na sede da ATI CDGV, para aprovação do Regimento Interno, validação da Comissão Territorial com os membros indicados pelas Comissões Locais.


Resta ainda a etapa cinco referente a realização do Encontro da Bacia e Litoral Norte, para escolha dos representantes que integrarão as vagas das instâncias de governança e participação. Para o Encontro, está prevista a participação das comissões locais territoriais dos 18 territórios da bacia do Rio Doce.


O Encontro da Bacia e Litoral Norte com data prevista inicialmente para o dia 01 de novembro de 2023 teve que ser adiado devido à proximidade com a data dos 8 anos de rompimento e em breve será divulgada a nova data.


A sexta e última etapa está prevista para ser concluída após o Encontro da Bacia e Litoral Norte, com o envio dos nomes indicados pelas pessoas atingidas para compor as instâncias da governança.


Embora a etapa cinco e seis ainda não tenham sido realizadas, a Cáritas Diocesana de Governador Valadares está construindo um relatório para apresentar as atividades desenvolvidas pela Assessoria Técnica Independente junto às Comissões Locais de Atingidos e Atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão no Território 4 com o intuito de responder aos ofícios conjuntos enviados pelas Instituições de Justiça relatando todo o processo de consolidação da comissão local território do Território 4. O objetivo deste relatório, além de apresentar a execução das etapas um a quatro, é apresentar para as Instituições de Justiça e demais interessados os nomes que passam a compor a Comissão Local Territorial.


Titulares e suplentes das Comissões Locais de Atingidos


Confira abaixo os membros titulares e suplentes de cada comissão:


Comissão Local da Cadeia de Pesca

Alberico Barbosa - Titular

Valdino Modesto - Titular

Marcelo Tomaz - Suplente


Comissão Local da Construção Civil

Antônio Carlos de Souza - Titular

Edwaldo Gomes de Andrade - Titular

Ailton Alves da Silva - Suplente


Comissão Local da Ilha dos Araújos

Fabio Fraga dos Santos - Titular

Marcio Geraldo Rodrigues - Titular

Rita de Cássia Pinto Baldim - Suplente


Comissão Local da Penha

Deilde Ferreira da Silveira - Titular

Iracy Teodoro da Silva Oliveira - Titular

José Maria Goulart - Suplente


Comissão Local das Ilheiras e ilheiros

Joelma Fernandes Teixeira - Titular

José Alves da Silva - Titular

Nivaldo Silveira dos Santos - Suplente


Comissão Local das Juventudes

Ana Luiza Nunes da Silva - Titular

Danilo Nunes Fernandes - Titular

Valquiria Nunes - Suplente


Comissão Local de Alpercata

João Batista Machado - Titular

Paulo Roberto Machado - Titular

Marta Leonel da Silva - Suplente


Comissão Local de Derribadinha

Afra Aparecida de Almeida - Titular

Sigridi de Andrade Figueiredo - Titular

Elizabeth Ribeiro da Silva - Suplente


Comissão Local de Ilha Brava

Joelma Fernandes Teixeira - Titular

Junio Cesar Barbosa - Titular

Vagner Barros dos Santos - Suplente


Comissão Local de Lourdes, São Geraldo, Vila Bretas e Região

Thomaz Edson Chaves Fernades - Titular

Cláudio Costa Araújo - Suplente


Comissão Local do Baguari

Alberico Barbosa de Oliveira - Titular

Silvana Vieira dos Santos - Titular

Terezinha Rosa Ferreira - Suplente


Comissão Local do Barro Azul

Gilcélia Deodato de Araújo Melo - Titular

Israel Gonçalves de Oliveira - Titular

Antônio Carlos da Silva - Suplente


Comissão Local do Elvamar

André Luiz Gonçalves Mota - Titular

Arlete Alves da Silva - Titular

Carlos Ariel Alves Coutinho - Suplente


Comissão Local do Jardim Pérola e Fraternidade

Andréia Farias da Silva - Titular

Elaine Leonora coutinho Alves - Titular

Adriana Aparecida Alves Pereira - Suplente


Comissão Local do Nossa Senhora das Graças e Região

Carlos Antonio da Silva - Titular

Lanla Maria Soares de Almeida - Titular

Euflausina Rodrigues Salomão - Suplente


Comissão Local do Recanto dos Sonhos

Maria Pereira de Jesus Ferreira - Titular

Nilceia Aparecida Assis Duarte - Titular

Elisabeth Mendes Costa - Suplente


Comissão Local do Santa Paula, Trevo e Sertão

Maria Aparecida Pereira Soares - Titular

Paulo Cesar Ventura Gonçalves - Titular

Maria Dalva Pinheiro - Suplente


Comissão Local do Santa Rita

Josilma Vaz Ferreira - Titular

Lindalva Simeão da Silva - Titular

José Carlos Portugal Dias - Suplente


Comissão Local do Santa Terezinha e São Paulo

Marlene Maria da Silva Neto - Titular

Leonelia Sanches - Titular

Djalma Sebastião Maurício - Suplente


Comissão Local do Santos Dumont I

Cândido Pereira de Oliveira - Titular

Nathália Aparecida Maciel - Titular

Edione Silva de Almeida - Suplente


Comissão Local do Santos Dumont II

Maria Lucia de Sousa - Titular

Maria Tarsila de Sousa - Titular

Rita de Cássia de Araújo Cruz - Suplente


Comissão Local do São Pedro

Creuza Maria Magri Bolsanello - Titular

Gilvan José Gusmão - Titular

Heyer José de Barros - Suplente


Comissão Local do São Raimundo

Luciano Figueredo Vieira - Titular

Solange Maria Fialho Marques - Titular

Eliete Maria de Souza França - Suplente


Comissão Local do São Tarcísio

Ageu José Pinto - Titular

Sérgio Luiz Louzada - Titular

Graciene Freitas - Suplente


Comissão Local do São Vitor

Lucy Batista de Amorim - Titular

Walter Massano de Paula - Titular

Marilza Marcelino dos Santos - Suplente


Comissão Local do Turmalina

Andréa Siqueira Lage - Titular

Marinalva Alves de Oliveira - Titular

Maria Luzia Ramos de Cruz Gomes - Suplente


Comissão Local do Vale Pastoril Canaã

Eloizio de Souza Brito - Titular

Kelly Cristina Morais de Brito Moura - Titular

Maria Madalena Lino da Cruz - Suplente


Comissão Local do Vila dos Montes

Maria Aparecida de Sousa Rodrigues - Titular

Maria Jaques da Silva - Titular

Antônio Carlos de Souza - Suplente


Comissão Local do Vila Isa e Região

Alessandro de Oliveira - Titular

Tânia Maria Maia Storck - Titular

Lucia Maria Barroso Vertelo - Suplente


Comissão Local dos Comerciantes atingidos

Ageu José Pinto - Titular

Alberico Barbosa de Oliveira - Titular

Hudson Veiga Schattner - Suplente


Comissão Local dos Profissionais da educação

Arlete Alves da Silva Coutinho - Titular

Milton Lucas do Santos Neto - Titular

Nilda Ferreira dos Santos - Suplente


Confira abaixo o álbum das Assembleias Extraordinárias realizadas em 31 Comissões Locais de Atingidos:








160 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page