Representantes dos atingidos do Território 4 participam da Romaria em Brumadinho
- Fernando Gentil

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Encontro ocorre todos os anos em memória às 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale em 2019
A 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho ocorreu no último domingo (25) e contou com a participação de representantes das pessoas atingidas do Território 4 (Governador Valadares e Alpercata). A programação teve como objetivo fortalecer a luta das pessoas atingidas e homenagear as vítimas da barragem da Mina Córrego do Feijão de propriedade da Vale, em 2019.

O tema da Romaria foi ““Memória, justiça e esperança” e o lema “Deus está neste lugar e eu não sabia” (Gn 28,12). De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, “a Romaria é um momento para juntos vivenciarmos a memória, a esperança, o clamor por Justiça e o respeito pela nossa Casa Comum.”
A programação da Romaria em Brumadinho
A Missa ocorreu na Praça Orides Parreira e foi celebrada com a presidência de Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e concelebrada por Dom Francisco Cota, bispo diocesano de Sete Lagoas, presidente da Comissão Episcopal Regional para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 2).

Antes da celebração, foram partilhadas 272 mudas de plantas diversas para referenciar as 272 vítimas. Durante a Romaria, Dom Francisco Cota recordou a dor enfrentada pelas famílias enlutadas. “Foram 272 vidas perdidas imediatamente, logo após o rompimento da barragem, e, na sequência, a contaminação de 300 km do Rio Paraopeba até a represa de Três Marias”, afirmou o bispo.

Após a Missa, os romeiros seguiram pelas ruas de Brumadinho até a Praça das Joias. Lá, como ocorre em todo 25 de janeiro desde o rompimento da barragem, todos se uniram e prestaram solidariedade às famílias das vítimas.

A participação dos atingidos do Território 4
Ao todo, 26 lideranças de Comissões representando as comunidades atingidas de Governador Valadares e Alpercata participaram da 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho.

De acordo com o coordenador da ATI Cáritas GV, Wellington Moreira Azevedo, os intercâmbios entre pessoas atingidas de diferentes bacias são essenciais para fortalecer laços, trocar experiências e refletir coletivamente sobre o processo de reparação. “O encontro engrandece a luta, a solidariedade e a força das pessoas atingidas para alcançar a tão esperada reparação justa”, finaliza.




Comentários