top of page

Representantes dos atingidos do Território 4 participam da Romaria em Brumadinho

  • Foto do escritor: Fernando Gentil
    Fernando Gentil
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Encontro ocorre todos os anos em memória às 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale em 2019


A 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho ocorreu no último domingo (25) e contou com a participação de representantes das pessoas atingidas do Território 4 (Governador Valadares e Alpercata). A programação teve como objetivo fortalecer a luta das pessoas atingidas e homenagear as vítimas da barragem da Mina Córrego do Feijão de propriedade da Vale, em 2019.


romaria em Brumadinho
Encontro foi dia de fortalecer a luta das pessoas atingidas

O tema da Romaria foi ““Memória, justiça e esperança” e o lema “Deus está neste lugar e eu não sabia” (Gn 28,12). De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, “a Romaria é um momento para juntos vivenciarmos a memória, a esperança, o clamor por Justiça e o respeito pela nossa Casa Comum.”


A programação da Romaria em Brumadinho

A Missa ocorreu na Praça Orides Parreira e foi celebrada com a presidência de Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e concelebrada por Dom Francisco Cota, bispo diocesano de Sete Lagoas, presidente da Comissão Episcopal Regional para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 2).


Dom Francisco Cota na romaria
Celebração da Missa por Dom Francisco Cota

Antes da celebração, foram partilhadas 272 mudas de plantas diversas para referenciar as 272 vítimas. Durante a Romaria, Dom Francisco Cota recordou a dor enfrentada pelas famílias enlutadas. “Foram 272 vidas perdidas imediatamente, logo após o rompimento da barragem, e, na sequência, a contaminação de 300 km do Rio Paraopeba até a represa de Três Marias”, afirmou o bispo.


mudas da romaria
Cada muda representa uma das vidas perdidas pelo rompimento

Após a Missa, os romeiros seguiram pelas ruas de Brumadinho até a Praça das Joias. Lá, como ocorre em todo 25 de janeiro desde o rompimento da barragem, todos se uniram e prestaram solidariedade às famílias das vítimas.


homenagem dos romeiros
Romeiros caminharam pelas ruas de Brumadinho para pedir justiça pelas vítimas e atingidos
A participação dos atingidos do Território 4

Ao todo, 26 lideranças de Comissões representando as comunidades atingidas de Governador Valadares e Alpercata participaram da 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho. 


pessoas atingidas território 4
Lideranças das comunidades atingidas de Governador Valadares e Alpercata

De acordo com o coordenador da ATI Cáritas GV, Wellington Moreira Azevedo, os intercâmbios entre pessoas atingidas de diferentes bacias são essenciais para fortalecer laços, trocar experiências e refletir coletivamente sobre o processo de reparação. “O encontro engrandece a luta, a solidariedade e a força das pessoas atingidas para alcançar a tão esperada reparação justa”, finaliza.


Comentários


bottom of page