top of page
  • Foto do escritorAlcides Aredes Miranda

NOVO JUIZ NO CASO SAMARCO

Em substituição ao Dr. Michael Procópio, promovido a juiz federal em Altamira (PA), o Dr. Vinicius Cobucci assume o Caso Samarco

O rompimento da barragem da Samarco causou a perda trágica de 19 vidas e gerou danos ambientais de proporções incalculáveis.
O rompimento da barragem da Samarco causou a perda trágica de 19 vidas e gerou danos ambientais de proporções incalculáveis

O Caso Samarco, processo que tramita na 4ª Vara Cível e Agrária da Subseção Judiciária de Belo Horizonte, tem um novo juiz responsável. Trata-se do juiz federal substituto Dr. Vinicius Cobucci, que irá assumir com atuação exclusiva neste processo que envolve a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 05 de novembro de 2015, em Mariana (MG, atingindo toda a bacia do Rio Doce).


Vinicius Cobucci foi nomeado substituto no dia 04 de julho e será o terceiro juiz a assumir o caso nos últimos 12 meses. Isso porque, no último dia 30 de maio, o Dr. Michael Procópio, que vinha atuando no processo desde julho de 2022 em substituição ao juiz Dr. Mário de Paula, foi promovido para atuar como juiz federal em Altamira (PA). Cobucci já atuou como defensor público federal e estava à frente da 1ª Vara da Subseção Judiciária como juiz em Governador Valadares.

Após a promoção do Dr. Michael Procópio à Vara Única da Subseção Judiciária de Altamira (PA), as Instituições de Justiças (IJs) encaminharam ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região um pedido de manutenção do magistrado, pelo menos até o encerramento das negociações em torno da repactuação. Porém, o pedido não foi acolhido pela Desembargadora Mônica Sifuentes, responsável pelo TRF-6.

O rompimento da barragem da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton, causou a perda trágica de 19 vidas e gerou danos ambientais de proporções incalculáveis. Além do processo em andamento na Justiça Federal, há também centenas de ações criminais e pedidos de indenização no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, bem como uma ação na Justiça inglesa.

O novo juiz assume a frente dos temas que envolvem o processo de reparação das pessoas atingidas em toda a bacia do Rio Doce, onde estão incluídas as regiões assessoradas pelas Cáritas Diocesana de Governador Valadares (territórios de Governador Valadares e Alpercata) e da Cáritas Diocesana de Itabira (Rio Casca e Adjacências e Parque Estadual do Rio Doce e entorno).

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo de reparação e seu andamento, as equipes técnicas das Cáritas Diocesanas podem ser encontradas nos seguintes endereços:

Cáritas Diocesana de Governador Valadares: Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319, bairro Centro - Governador Valadares (MG).

Cáritas Diocesana de Itabira: Rua Trinta e Sete, nº 11, bairro Vila dos Técnicos - Timóteo (MG)


Bases de apoio da Cáritas Diocesana de Itabira:


Sem Peixe: Rua José Vicente Souza, nº 130 B, centro.

São José do Goiabal: Rua Ismar de Oliveira Barros, nº 88, Centro

Pingo D’Água: Rua Pedro Barroso, nº 173, bairro Perobas

Revés do Belém: Rua Castanheira, nº 50, Revés do Belém (Distrito de Bom Jesus do Galho)

8 visualizações0 comentário
bottom of page