top of page

Acesso ao Sistema PIM-AFE já está disponível para pessoas atingidas

  • Foto do escritor: Comunicação da ATI da Caritas  Governador Valadares
    Comunicação da ATI da Caritas Governador Valadares
  • 5 de fev.
  • 2 min de leitura

Prazo para solicitação vai até abril de 2025


A Samarco abriu a plataforma para acesso ao Sistema PIM-AFE, que começou a funcionar a partir do dia 04 de fevereiro e vai até o dia 05 de abril de 2025. O prazo total de acesso será de 60 dias e deverá ser realizado por meio de representação da pessoa atingida por advogado(a) ou Defensoria Pública, mediante requerimento formal. 


De acordo com o estabelecido no Acordo de Repactuação, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 06 de novembro de 2024, a empresa de mineração Samarco, compromissária do acordo, tinha até 90 dias, a partir da homologação, para disponibilizar a plataforma on-line do Sistema PIM-AFE ao público. 


O programa tem como objetivo indenizar pessoas que exerciam atividade profissional e tiveram danos comprovados em virtude do rompimento da barragem de Fundão. Na plataforma, será possível alterar, complementar ou inserir dados pessoais, bem como declarar ou revisar danos e documentação comprobatória contidos no cadastro. 


A medida vale para todos(as) os(as) interessados(as). As  pessoas atingidas que já solicitaram PIM-AFE antes da homologação da repactuação e ainda não receberam proposta precisarão apresentar um novo pedido. 


O site de acesso ao Sistema PIM-AFE é: https://www.samarco.com/indenizacao/#sistema_pim_afe .


Portal do Usuário


As pessoas atingidas também poderão acessar o Portal do Usuário, um canal de relacionamento on-line para facilitar a comunicação. No portal, será possível: 


  • Conferir dados cadastrais das pessoas e de seus dependentes e solicitar correções.

  • Consultar o registro de suas manifestações e abrir novas.

  • Verificar o andamento da proposta de indenização no Programa de Indenização Mediada (PIM) ou breve situação no Sistema Indenizatório Simplificado (Novel).


Os atingidos e atingidas ainda podem acessar outros canais de atendimento, como o telefone 0800 031 2303 e o Centro de Informações e Atendimento (CIA), localizado na Rua Treze de Maio, nº 971, Bairro São Paulo. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 16h. 


Comments


bottom of page