Novas turmas do Curso de Formação de Aquaviários ministrado pela Marinha do Brasil foram concluídas em Governador Valadares
- Comunicação da ATI da Caritas Governador Valadares
- há 1 minuto
- 3 min de leitura
A atividade está diretamente ligada ao Novo Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares
As turmas do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP 1/MOP1), ofertado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, foram concluídas com êxito no mês de novembro de 2025. A iniciativa marcou mais um importante avanço para a qualificação dos pescadores e ilheiros da região, que buscavam profissionalização, segurança e reconhecimento no exercício de suas atividades cotidianas.
A demanda pela realização do curso havia sido apresentada pela Comissão Local da Cadeia da Pesca e pela Comissão de Ilheiras e ilheiros Atingidos, que utilizam embarcações com frequência em seu trabalho, e reivindicavam uma nova turma semelhante à oferecida em 2023. A Assessoria Técnica Independente - Cáritas Diocesana de Governador Valadares (ATI CDGV) articulou e organizou toda a logística necessária para tornar essa formação possível.
O curso teve como objetivo, no âmbito do Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente, promover a capacitação profissional de pessoas atingidas, fortalecendo suas competências técnicas e ampliando as oportunidades de geração de renda. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento comunitário e para o acesso à formação técnica e cidadã, por meio da qualificação de participantes para o trabalho em embarcações, como barcos de pesca e navios de carga.
Realização do Curso
O curso habilita os alunos com as competências exigidas para atuação como Pescador Profissional (POP), Nível 1, conforme as normas da Autoridade Marítima (NORMAM 101/DPC). A formação qualificou os participantes a consolidarem, durante o período de embarque, os conhecimentos necessários para exercerem a função de Patrão de embarcações de pesca com AB ≤ 10 e potência de até 170 kW, nas navegações interior e costeira.
As aulas foram realizadas entre 17 e 28 de novembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Com apoio institucional, a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus GV) e a UNIPAC-GV cederam gratuitamente os espaços para o funcionamento das duas turmas.
Período de inscrições e apoio da ATI
As inscrições ocorreram entre 10 e 24 de outubro de 2025, na sede da ATI, no centro de Governador Valadares. A equipe da ATI organizou o atendimento, auxiliou no preenchimento das fichas, orientou sobre a documentação e acompanhou todo o processo, inclusive o pagamento da taxa de inscrição no site da Marinha.
Os candidatos apresentaram:
RG e CPF;
Certidão de quitação eleitoral;
Comprovante de residência;
Certificado de reservista (para homens);
Declaração ou certificado escolar;
Atestados e comprovantes de aptidão física;
Comprovante de pagamento da taxa de R$ 8,00 diretamente para a Marinha do Brasil, para emissão da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) ao final do curso.
Puderam participar homens e mulheres com 18 anos ou mais, independentemente do grau de escolaridade, já que os instrutores aplicaram prova oral para os participantes com limitações na leitura ou escrita.
Testes de Saúde e Suficiência Física
A ATI também coordenou a agenda dos testes físicos e dos atendimentos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares apoiou a ação disponibilizando profissionais das ESFs (Estratégia Saúde da Família) dos bairros SIR e Santa Rita, que emitiram gratuitamente os atestados médicos, a todos os candidatos aptos, após os exames realizados, entre os dias 21 e 23 de outubro.
Os Testes de Suficiência Física (TSF) ocorreram em duas datas e locais, cedidos sem custos, através de parcerias:
06/11 – No Garfo Club;
21/11 – No SESC.
Os clubes cederam suas piscinas para a realização das provas, que incluíram natação de 25 metros (sem limite de tempo) e flutuação por 10 minutos (sem apoio).
Após o TSF, os candidatos passaram pela emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), etapa fundamental para confirmação da aptidão. O documento foi emitido gratuitamente pelo parceiro IMEST – Instituto de Medicina, Engenharia e Segurança do Trabalho.
Matrícula, aulas e conclusão
Os aprovados nos exames e no ASO iniciaram o curso com grande engajamento. As aulas foram ministradas por instrutores da Marinha e exigiram 90% de presença para aprovação.
Ao final da formação, os alunos cumpriram todos os requisitos previstos:
Aprovação em todos os módulos;
Frequência mínima;
Realização das atividades práticas e teóricas.
Com isso, os concluintes asseguraram o direito de receber o Certificado de Conclusão (DPC-1034) e a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), habilitando-os oficialmente como Aquaviários.
Resultados e próximos passos
A atividade resultou na formação de 44 participantes, fortalecendo suas capacidades técnicas e ampliando a segurança de quem vive e trabalha nas águas da região e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O curso contribuiu para o empoderamento das comunidades atingidas e para a valorização do saber tradicional associado à pesca. A formatura está prevista para janeiro de 2026, com a presença da equipe da Capitania Fluvial de Minas Gerais.
















Comentários